Uma alternativa ao Ares que trata de respeitar os direitos autorais

25 de outubro de 2016
7 / 10

Morpheus P2P é um veterano dos downloads P2P que, apesar de levar anos sem se atualizar, continua a atrair um número considerável de usuários.

A razão do interesse que ele continua suscitando é muito simples. Por um lado, se conecta à famosa rede Gnutella e à uma rede própria criada por seus próprios desenvolvedores, Neonet, que apresenta um funcionamento bastante similar às redes do Napster e Kazaa.

Por outro lado, o programa prioriza a transferência de conteúdos sem conflitos de direitos autorais, o que faz com que os usuários que vivem em países onde o compartilhamento de arquivos protegidos é penalizado criminalmente, possam baixar com tranquilidade maior do que teriam com aplicativos similares como o eMule ou Ares. Isto não significa que todos os arquivos que vamos poder fazer o download através de Morpheus P2P sejam livres.

Como aplicação de downloads, Morpheus P2P consegue uma boa velocidade de download e conta com um bom quadro de estatísticas e informações. Seu aspecto é bastante limpo e dispõe de um potente reprodutor multimédia com o qual podemos visualizar os arquivos que baixamos.

Morpheus P2P nasceu destinado a se tornar uma alternativa ao famoso Ares, mas, ainda que continua a suscitar algum interesse, a preferência da maioria dos usuários por downloads sem restrições tem limitado o seu crescimento.

Leticia Sorivella

Meu nome é Leticia. Amo o cinema, a televisão e a música. Por isso estudei Comunicação Audiovisual. No começo quis trabalhar no cinema e acabei na televisão. Depois passei de ficar trás as câmeras para ficar na frente do computador imersa no...

Jaydy Souza

Jaydy Souza

Características